HARMONIZAÇÃO ENTRE QUEIJOS E VINHOS | ULTRABOX
HARMONIZAÇÃO ENTRE QUEIJOS E VINHOS

Diversos queijos podem ser servidos no início ou no final de uma refeição, como sobremesa ou simplesmente como aperitivo entre as refeições, mas não podemos deixar de combiná-los ao vinho certo para exaltar mais ainda as suas qualidades.

Com certeza, esta combinação não é fácil porque existe uma quantidade infinita de queijos diferentes, cada um com as suas próprias características. Na verdade, este fato não deve nos desencorajar considerando que o queijo é um alimento que vai bem com vinho e podemos até pensar em arriscar algumas combinações sem hesitação.

Algumas regras, no entanto, irão nos ajudar a não errar feio:
Primeiro de tudo, recorde-se que queijos e vinhos devem ser capazes de nos proporcionar sensações perceptíveis: o sabor do queijo, não deve cobrir o do vinho e vice-versa. Por exemplo, um vinho tinto encorpado como o Barbarescocertamente não combina com um queijo como a muçarela, bem como um branco como o Verdicchio irá se perder se temos no paladar um sabor picante do provolone.

Também é necessário notar que depois de pratos que exigem uma harmonização com vinhos tintos importantes e com uma boa estrutura, é recomendável seguir a refeição escolhendo um queijo que combine com os vinhos já degustados.

Em geral, podemos dizer que:

  • Queijos frescos ou de pasta mole (muçarela, muçarela de búfala, minas frescal, ricota, queijo coalho, brie) combinam com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos (Soave, VerdicchioGrego di TufoChardonnay)
  • Queijos de média maturação (prato, meia-cura, cheddar) são adequados para vinhos tintos leves e levemente frutados (Marzemino, GrignolinoMerlot)
  • Queijos de pasta dura e de maturação longa (parmigiano, provolone, pecorino) servidos como aperitivos ou fora da refeição devem ser combinados espumantes secos ou champanhe, mas se são servidos como último prato estes queijos combinam bem com grandes vinhos como BaroloBarbarescoTaurasi e Cannonau.
  • Queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton) vão bem com vinhos tintos frisantes, como Bonarda, BarberaLambruscoe ainda melhor com vinhos brancos aromáticos, como Sauvignon ou Gewürztraminer.

Fonte: pecadodevinho